Nossas Tapas

As Tapas ou Pintxos, com se chamam no País Basco, fazem parte da cultura gastronômica espanhola. A origem das Tapas remonta ao século XIII e é atribuída ao Rey Alfonso X, que determinou ao meseiros que não servissem vinho sem que fosse acompanhando com algum tipo de comida. Isso para que a bebida não “subisse tão rapidamente à cabeça”.
A Tapa, que era constituída por alguma fatia de jamón ou alguma rodela de chorizo ou pedaço de queijo, era colocada sobre o gargalo da garrafa de vinho, isto para evitar que algum “visitante” voador entrasse no precioso líquido. Esse hábito alastrou-se rapidamente pelo reino, fazendo parte da cultura popular.
Atualmente as Tapas afastaram-se de sua origem modesta e transformaram-se num deleite gastronômico onde uma incrível variedade de pratos são servidos em porções individuais no centro da mesa, ou sobre o balcão, ao redor do qual as pessoas conversam animadamente e se servem à vontade, sempre acompanhadas de um bom vinho. “Ir de Tapas”, como se diz na Espanha, não é apenas o simples ato de apreciar uma boa comida, mais do que isso, é uma forma de degustar petiscos variados e deliciosos, conviver e beber vinho, conversar e se entregar a uma experiência especial.
O Chef Tio Pepe de Rey de La Paella selecionou 3 tipos de Tapas de uma coleção de mais de 50 que compõem o nosso cardápio, veja logo abaixo:


+ Gambas al Ajillo (camarões ao alho)

Camarões descascados fritos em azeite de oliva extra virgem temperado com alho e sal, flambados ao conhaque e finalizados com traços de salsinha. Acompanha fatias de pão levemente torradas.

+ Montadito de lombo defumado

Fatias de lombo defumando sobre fatias de pão tipo espanhol levemente torradas, temperadas com pasta de pimentão vermelho braseado, orégano e azeite de oliva extra virgem.

+ Minitortilla

Fatias finas de batatas, fatias finas de cebola, fatias finas de alho, fritas em azeite de oliva extra virgem, mesclados ao ovo, mais sal e pimenta do reino moída na hora (a gosto). Pode-se acrescentar fatias finas de jamon.